
A doação de sangue e de medula é uma questão social que vem sendo motivo de muita preocupação nos últimos tempos, por que infelizmente de acordo com as estatísticas de crescimento da lista de doadores esta não está crescendo de acordo com a necessidade da população brasileira. No ano de 2000 foi criado o INCA - Instituto Nacional de Cancer, um órgão criado pelo ministério da saúde responsável por desenvolver e coordenar ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil,diante do fato de que a maior parte dos pacientes necessitam de doação de sangue e principalmente de medula. Este órgão vem sendo o principal incentivador desse ato de humanidade e solidariedade.
No caso da doação de medula esse instituto criou um Registro de Doadores voluntários de medula óssea com a função de melhorar o atendimento dos pacientes que ficam na fila de transplante(o registro pode ser feito no hemose de sua cidade). No caso de pacientes que necessitam da doação e não possuam um doador na família, infelizmente acabam participando das lamentáveis estatísticas
que apontam que pacientes que não apresentam doadores na família, tem uma chance de um em cada cem mil para achar um doador compatível para transplante, ou seja, a única forma de salvar mais vidas é aumentar o número de doadores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário